sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Apresentação.

Primeiro post. Acho que seria ótimo começar com uma pequena apresentação, não?! Criei o blog pra postar minhas visões sobre o Parkour, algumas opiniões, algum assunto que se relacione á disciplina e meus treinamentos como forma de acompanhar uma possível evolução. Meu nome é Gabriel T. V. Stella treino desde novembro de 2005, sou de São José dos Campos, um dos puladores pioneiros da cidade.
Chega de falar de mim. Vamos a assuntos melhores. Estou postando na madrugada do dia 25, mas considerarei dia 24 ainda. Contagem regressiva para o Segundo Encontro Nacional [uau 3 dias] que por sorte joseense [sorte nada, agente ralou pra que desse certo!], será aqui em SJC. Presença internacional, bla bla bla, e todas aquelas modisses.
Decidi então fazer um treino voltado á força e resistencia hoje: push ups e variações, planches, chin ups, abdominais diversos, além de passar a manhã inteira treinando esquadro para parada de mão. Fiz repetições até não aguentar mais. Quando era por volta das 15hrs fui pra Anchieta [quintal de casa praticamente] treinei um pouco de técnica e algumas escaladas, porém o treino não rendeu tanto quanto eu esperava, um hora e pouco de treino fui escalar um muro baixo e por puro desatento [!] acabei aterrisando de canela na parte superior do muro. Eu tenho um histórico um tanto quanto desanimador com "canelites" e essa pequena batida foi suficiente pra prejudicar meu aproveitamento.
Escrevi tudo isso apenas pra chegar a esse ponto! Talvez sejam poucos que conheçam "canelite", mas os que conhecem sabem que não é muito agradável. Em todo caso achei que seria interessante e peguei algumas partes do artigo sobre "canelite" do site treine.net com algumas modificações minhas. Pode ser que eu não seja o único que sofra com isso, pode ser que você sinta a dor e nem saiba o porquê, então ai vai:

Tibialgia, Síndrome de Estresse da Tíbia Medial, Shin Splints, ou como é genericamente conhecida "canelite". É uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos músculos e tendões que se inserem nela. Em casos mais graves, pode ser uma fratura de estresse ou uma Síndrome Compartimental.
A dor na canela normalmente está relacionada ao impacto repetido da corrida
[no meu caso, relacionado a batidas e lesões] . Piora gradualmente durante a corrida, e em alguns casos melhora quando o corpo está bem aquecido, retornando ao final do exercício. Além da dor, poderá ocorrer um edema na região. É mais comum que a dor ocorra na parte mais interna da tíbia (onde se insere o músculo sóleo), mas em alguns casos pode ocorrer na região externa.

No artigo têm varios "o que fazer se a dor surgir", os mais importantes são focar em alongamentos na região anterior da perna e na panturrilha, usar gelo, passar
antiinflamatório no local, o site cita Salompas, mas pessoalmente recomendo o uso de Cataflam Emulgel, quando a dor aperta passo Cataflam e mantenho a região enfaixada. E obviamente pegue leve nos treinos!

Se alguem tiver o interesse de ver o artigo em íntegra: www.treine.net
Por enquanto é isso, continuarei com os treinos de força até o evento, respeitando os limites do meu corpo. Obrigado áqueles que tiveram paciência de ler até o fim. Abraços.

-Biel Parkour SJC




5 comentários:

Nico disse...

Salompas eh 1 adesivão com cheiro de gelol... mto bom qdo tem dores mto agudas e tu n guenta mais :P

3 dias pro evento chei de modices =D

biel eh o mais gostoso da cidade (enquanto o chase nao aparece)

eu fui no treino hj, cheguei 30 segundos spois que vc saiu ^^

gratz bro

Anônimo disse...

biel eh o mais gostoso da cidade [2]


dane-se o Chase!

Different way disse...

tmb tenho canelite apareceu umas vezes depois da GO, mas desaparece com uns 2 dias ... e realmente é por impacto .. eu percebi isso

Anônimo disse...

Irmãozinho tá mto legal isso aqui!
Vai ser ótimo pra mta gente com certeza!!
Parabéns!

Abraço!

Anônimo disse...

o meu passo de canelite para fratura por stresse..
2 meses sem treinar.. o medico chegou ate pensar q era um tumor..
nao eh brincadeira nao gente