sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Memória.

Todo mundo tem coisas na cabeça que não gostaria de lembrar, coisas que algum dia no passado fez e que hoje preferia não ter feito. Coisas que às vezes volta pra sua cabeça e te desanima. Ou então, às vezes coisas que simplesmente não saem do pensamento e das quais se arrepende profundamente. Assim como é possível um implante de silicone ou uma cirurgia de nariz te fazer sentir melhor consigo mesmo, imagine se existisse um modo de simplesmente remover uma memória ruim do seu cérebro. Assim fácil, rápido e indolor. Um dia você dorme e no outro é como se aquilo nunca tivesse acontecido.

Acabei de assistir um filme que me fez pensar muito. O nome é Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind). É meio que um drama romântico misturado com ficção. O filme mostra um casal bem distinto, ela é completamente impulsiva e ele bem reservado. Mas o amor é evidente. No filme existe uma clínica encarregada em apagar a memória que o paciente deseja. E por incrível que pareça, sem mais nem menos, um deles remove o outro de todas as lembranças.

Não preciso dizer quem foi ?! Acho que é meio óbvio. Mas não acaba assim é claro, esse é só o começo. Desiludido ele resolve que a melhor coisa pra ele é apagar ela da mente dele também, pra não precisar continuar sofrendo. Mas a questão é... Ele realmente quer esquecer ela? Ele vai ser mais feliz se acordar e tudo que eles tiveram nunca existiu? Eu particularmente acredito que a ignorância é mais afável. Mas abro mão da minha ignorância por aquilo que me faz feliz, mesmo que talvez por pouco tempo.

O filme continua quase até o fim se passando nas memórias dele sendo apagadas, coisas que viveram, sorrisos, abraços, brigas. Essa é uma das metáforas mais impressionantes que já vi nos últimos tempos no cinema. A montagem das cenas, o roteiro, direção, as transições... Sem falar das sensações. Não tenho palavras, só assistindo mesmo pra entender.

Aliás, você deve estar pensando: "Porque vou assistir esse filme se agora já sei tudo sobre ele". Eu falei tudo e não falei nada. Tudo que leu aqui provavelmente está na sinopse atrás do DVD. O filme vai além da novela do casal. Quem gosta de poesia e filmes inteligentes recomendo que assista. E outra coisa, apesar de muita gente não concordar, o Jim Carrey é um ÓTIMO ator! É uma pena ele ser lembrado como Ace Ventura sempre. A atuação dele em The Number 23 e The Truman Show é incrível!

Enfim, com todos os outros filmes ele tem um final. Jura?! E é claro que não vou dizer qual é. Espero ter criado um pouquinho de curiosidade com o meu post, mas assistindo ou não gostaria que parasse um pouquinho agora pra "filosofar".



Se fosse possível apagar uma lembrança assim tão fácil, você o faria?



Abraços!

-Gabriel Parkour SJC - MOVE4LIFE project

Um comentário:

Different way disse...

4 da manha e eu preciso postar! vou assistir esse filme o antes possivel!
cara saudades imensas de voce, não sei onde vc tá. mas to com saudades.

respondendo a pergunta, ah geralmente enquanto estamos sofrendo queremos apagar a merda rapidamente pra nos poupar, embora eu mesmo tenha comentado com o rick... sofrimento cria carater, eu mesmo 6 meses de depressão querendo morrer todo o dia, hj em dia não fazem eu não querer ter tido isso... tudo na vida serve pra algo.
abraços e saudades